julho 27, 2011

Folhadinhos de Massa Filo com Ameixa e Avelãs



Já ouviram falar em Massa Filo? É uma massa de origem Turca de folhas muito finas e bastante versátil. Pode-se usar para pratos salgados ou doces, assada ou frita. Mas o que é mesmo bom nesta massa é que é a verdadeira versão saudável da tradicional Massa Folhada. É super crocante e tem tantas folhas como quantas nós quisermos e sem gordura absolutamente nenhuma! Ultimamente ando a ver bastantes receitas com esta massa mas nunca tinha encontrado à venda até que finalmente a descobri no Pingo Doce. Claro que não resisti a trazê-la para casa para experimentar!

As ameixas ainda abundam cá por casa por isso resolvi transformar uma receita que tenho de Folhadinhos de Chocolate e Maçã nestes de Ameixa e Avelã. Fica óptimo! E tal como no Crumble, o Gelado de Nata faz um combinação deliciosa que tira um pouco da acidez natural da fruta. Já estou a imaginar a receita original no Outono, quando for a altura das maçãs!


Ingredientes (para 18 Folhadinhos)

6 Ameixas
30g de Avelãs Moídas
30g de Açúcar Amarelo
2 Cravinhos
1 colher de chá de Canela
10 folhas de Massa Filo
Leite para pincelar (pode ser de Soja, ou Aveia ou Arroz)


Preparação

Aquecer previamente o forno. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Com uma tesoura cortar a massa filo em 9 quadrados com cerca de 15cm. Destes 9 quadrados fazer 18 "montinhos" de massa (5 folhas cada) e dispor no tabuleiro. Pincelar as folhas com um pouco de leite para que se colem umas às outras. Picar os cravinhos e misturar com a canela, com o açúcar e com as avelãs. Com uma colher de sopa colocar um pouco desta mistura no centro de cada "montinho" de massa. Colocar as ameixas (previamente descascadas e cortadas em pedaços) por cima da mistura de avelãs e fechar os folhadinhos. Eu fiz tipo papelote, peguei nas pontas da massa, juntei-as e torci-as. Fica com um aspecto muito rústico e caseiro, mesmo como eu gosto! Salpicar os folhadinhos com o resto da mistura de avelãs e levar ao forno cerca de 20 minutos ou até a massa ficar dourada.

2 comentários:

  1. Têm óptimo aspecto, adoro ameixas, vou guardar esta receita para fazer quando chegar o tempo delas :)

    ResponderEliminar