agosto 29, 2011

Cheesecake de Requeijão e Queijo Fresco com Compota de Ameixa

Adoro as versões saudáveis daquelas sobremesas mais decadentes! Para mim são, muitas vezes, melhores que as originais. É o caso deste Cheesecake de Requeijão e Queijo Fresco. De-li-ci-o-so!!... Não leva natas nem leite condensado e, só aqui entre nós, podia até ter um nadinha mais de açúcar para satisfazer aquele dente mais guloso! Este foi o meu primeiro Cheesecake e sempre pensei que fossem uma sobremesa só para os mais habilidosos. Não podia estar mais errada! É super, super fácil! Desta vez fiz com a minha Compota de Ameixa mas algo me diz que vou andar a experimentar com muitas outras coberturas!


Ingredientes

Base
120g de Flocos de Cereais Integrais (tipo Fitness)
100g de Bolachas Maria
80g de Manteiga à temperatura ambiente
2 colheres de chá de Vinho do Porto

Creme
2 Requeijões
1 Queijo Fresco
2 Iogurtes Naturais
75g de Açúcar Amarelo
1/2 colher de chá de Essência de Baunilha
2 colheres de sopa de Ágar-ágar*
1 colher de chá de Sumo de Limão

Cobertura
6 colheres de sopa de Compota de Ameixa


Preparação

Base
Triturar os flocos de cereais e as bolachas até obter um pó. Juntar a manteiga e o vinho do porto e bater novamente. Dispor a massa numa forma de abrir, alisando com uma colher. Colocar no frigorífico enquanto se prepara o creme.

Creme
Dissolver o ágar-ágar em 500 ml de água a ferver e reservar. Aquecer um iogurte em lume brando até este ganhar uma consistência líquida. Adicionar o requeijão e o queijo fresco, o outro iogurte o açúcar, o ágar-ágar, o sumo de limão e a essência de baunilha. Deixar 2 minutos em lume brando sem parar de mexer. Passar tudo para um copo alto e misturar tudo com a varinha mágica para que fique bem homogéneo. Espalhar o creme na base de cereais e bolacha e levar ao frigorífico por 2 horas.

Cobertura
Espalhar a compota sobre o cheescake e levar ao frigorífico mais 1 hora  
Se a compota estiver muito espessa, aquecer um pouco para dissolver e ser mais fácil espalhar.


* Ágar-ágar é uma substância presente em muitas algas e é um fantástico substituto da gelatina animal. Pode-se comprar em qualquer loja de produtos naturais e é muito fácil de usar. Basta dissolver em água quente seguindo as instruções da embalagem ou da receita. A equivalência entre as folhas de gelatina e o ágar-ágar também é muito fácil de calcular: uma receita que leve duas folhas de gelatina deve ser substituída por 2 colheres de chá  de ágar-ágar em flocos ou 1 colher de chá de ágar-ágar em pó.

2 comentários:

  1. Foi com esta receita que cá vim parar=) Queria mesmo uma opção mais saudável e adorei esta sugestão, está uma delícia! Vou ter que tirar um tempinho para explorar bem este cantinho=)

    ResponderEliminar
  2. é uma delícia! quando for altura dos morangos vou fazer compota e aposto que vai direitinha para um Cheesecake destes! ...e entretanto já descobri umas versões ainda mais saudáveis e que são de ficar com água na boca! ;) *

    ResponderEliminar