setembro 06, 2011

Creme de Cenoura com Gengibre e Cebolinho

Com o fim de semana mais fresquinho apeteceu-me uma sopa. Normalmente as sopas cá de casa são uma mistura com tudo o que houver no frigorífico. Ficam boas, mas sempre parecidas. E também nunca tinha feito uma sopa de qualquer coisa. Assim, só de um legume... Quis quebrar essa rotina e aventurar-me no mundo das sopas de um sabor só! Para a estreia escolhi um Creme de Cenoura, pois tinha muitas cenouras biológicas que estavam a precisar de um trato (tiveram vai não vai para se transformarem num bolo!). Para lhe dar aquele je ne sais quoi acrescentei um pouco de Gengibre fresco e Cebolinho. Tenho de admitir que fiquei com um bocadinho de medo de ter estragado a sopa, mas acreditem que valeu a pena! O que importa mesmo é tentar coisas novas. Ou não se chamasse este blogue Aventuras entre Tachos e Afins!


Ingredientes

4 Cenouras
1/2 Courgette
1 Cebola
2 dentes de Alho
Raiz de Gengibre (usei a medida do Jamie Oliver: do tamanho de um polegar)
Azeite
Sal
Pimenta
Cebolinho
2 colheres de sopa de Iogurte Natural (pode ser de soja)


Preparação

Lavar bem as cenouras e a courgette. Descascar a cebola, o alho e o gengibre e cortar tudo em pedaços (eu gosto de cortar pedaços grandes para que os legumes não percam as suas propriedades) para uma panela grande. Temperar com sal, pimenta e um fio de azeite e juntar água até cobrir os legumes. Ligar o lume e deixar cozinhar até a cenoura estar bem molinha. Passar com a varinha mágica até que ficar um creme macio (se necessário acrescentar água a ferver e rectificar os temperos). Servir em tacinhas com o iogurte e o cebolinho picado.


Para conseguir aquele aspecto da fotografia, bati o iogurte até ficar quase líquido e com a ponta de uma colher fui misturando no creme.

1 comentário:

  1. Reproduzi a receita em casa, óptima!!!!Obrigada pela divulgação das receitas :)

    ResponderEliminar