outubro 24, 2011

Seitan Mediterrânico com Amêndoas

Este foi um fim de semana em cheio na cozinha do Passe Vite. Cheio de gulodices e aventuras novas! Mas essas, vou deixar para depois, que hoje é dia de desafio 2ªs Sem Carne e o Passe Vite prometeu ajudar-vos. Por isso deixo-vos aqui este, não menos delicioso que as aventuras do fim de semana, Seitan Mediterrânico com Amêndoas, feito com os últimos pimentos biológicos que encontrei no Mercadinho do Botânico! Happy Meatless Monday!


Ingredientes (4 pessoas)

500gr de Seitan
100gr de Espinafres
1 Pimento Vermelho pequeno
6 Azeitonas Pretas
1 punhado de Amêndoas
1/2 Malagueta Vermelha
1 Cebola
4 dentes de Alho
1 pedaço de Raiz de Gengibre (já sabem, mais ou menos do tamanho do polegar)
3 folhas de Louro
2 colheres de sopa de Vinho Branco (e mais um pouco para cozinhar)
1 colher de sopa de Molho de Soja
2 colheres de chá de Mostarda
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Azeite


Preparação 

Fazer uma marinada com o vinho branco, o molho de soja, a mostarda, 2 dentes de alho picados, 1 folha de louro e um fio de azeite. Temperar com sal e pimenta. Cortar o seitan em bifes com mais ou menos meio centímetro de espessura e depois cortar em tiras (como no Strogonoff). Envolve-las na marinada e deixar repousar entre 30 minutos a 1 hora. Laminar a cebola, o pimento e a malagueta e picar os restantes dentes alho e o gengibre. Refogar tudo num fio de azeite juntamente com a folha de louro e deixar cozinhar até a cebola ficar transparente. Acrescentar as tirinhas de seitan de forma a que todas fiquem em contacto com a frigideira. Quando começarem a ficar douradas, baixar o lume e deixar cozinhar durante 15 minutos. Se necessário, ir acrescentando o molho da marinada. Acrescentar as amêndoas previamente laminadas e os espinafres lavados e arranjados. Verificar os temperos e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Servir salpicado com as sementes de sésamo e as azeitonas.

2 comentários:

  1. Parece maravilhoso... ia fazer os panados mas depois de uma fase de indecisão vou experimentar esta primeiro. Obrigada pela excelentes receitas partilhadas aqui =)

    ResponderEliminar