fevereiro 10, 2012
Hummus de Amêndoa
Senhoras e senhores, apresento-vos o melhor hummus de sempre! E feito com a polpa de amêndoa que fica depois do leite feito. Adoro!
Como vos tinha dito, há imensas coisas que se podem fazer com essa polpa. Aliás, é tão versátil que até descobri este site, inteiramente dedicado a receitas feitas com polpa de amêndoa (quem diz amêndoa, diz outra qualquer semente que tenham usado para fazer o leite). Fantástico! A sério, há lá tanta coisa deliciosa que só apetece fazer ainda mais leite para depois aproveitar as sobras!
Mas, voltemos a este Hummus de Amêndoa... Cru, simples e delicioso, para mim é um verdadeiro rival ao clássico Hummus de Grão de Bico. Imagino-o a ser servido como uma entrada num qualquer jantar ou almoço de amigos com tostinhas ou palitos de cenoura mas, não contem a ninguém, este foi quase todo devorado por mim ao lanche e quase não deu para o homem da casa provar!
Enfim, que posso dizer? It's rawlicious!
Ingredientes
100g de polpa de Amêndoas (o que sobrou depois do leite feito)
1 Alho
4 colheres de sopa de Sumo de Limão
4 colheres de sopa de Tahine
2 colheres de sopa de Água
Azeite
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Paprika
Coentros frescos
Preparação
Picar o alho num processador de alimentos, juntamente com o sumo de limão e o tahine. (se não tiverem podem usar um copo misturador e uma varinha mágica).
Acrescentar a polpa de amêndoa e aos poucos ir juntando a água até se conseguir a consistência desejada, misturando sempre.Temperar com sal e pimenta preta.
Colocar o hummus numa tacinha, regar com um fio de azeite e polvilhar com a paprika e os coentros picados.
Servir com legumes crus em palitos, tostinhas, pão pita ou mesmo como creme de barrar no pão!
Se sobrar (que duvido) podem guardar numa caixinha fechado no frigorífico até 3 ou 4 dias.
Adaptado daqui.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Delicioso!!! Só não coloquei alho (pois não uso) e adicionei um pouco de óleo de sésamo tostado (para aguentar mais uns dias no frigorifico)! Mas acho que ao jantar vai desaparecer todo!!!
ResponderEliminarFica mesmo muito bom! ...não sabia que o óleo de sésamo ajudava a conservar! é das coisas que mais gosto do Passe Vite, esta partilha de conhecimentos! :)
ResponderEliminarParei neste, mas podia ter comentado qualquer outro post deste blogue maravilhoso. Adorei! Receitas claríssimas (sem carne nem peixe) deliciosas, fotografias óptimas, tudo feito com uma verdadeira alma de cozinheira dos tempos modernos, trendy q.b.
ResponderEliminarÉ a minha praia e será o meu poiso a partir de agora. Bem haja
Que delícia abrir o blogue e dar de caras com mensagens assim! Obrigada Borboleta! :) ♥ *
EliminarDelirei quando vi esta receita!! Experimentei-a com polpa de avelã (que é o meu leite preferido) e ficou brutal, estou completamente fã!! Obrigado! Beijinho
ResponderEliminaré delicioso, não é? uma das minhas maneiras favoritas de usar as sobras dos leites vegetais!
EliminarMaravilha... vou "copiar" a ideia! Posso?
ResponderEliminardeve ser tãoooo bom!!! <3
clarooo!! mas esta receita até é da sarah britton! ;) espreita o link que coloquei
Eliminar