Tenho de admitir que esta aventura para o pequeno-almoço já vem um tanto ou quanto atrasada... Andava há que tempos a prometer Papas de Aveia, mas tenho andado num rodopio tal que foram ficando sempre para trás. Mas como se diz, mais vale tarde que nunca, e o Passe Vite gosta sempre de cumprir a sua palavra por isso cá estão elas finalmente!
Nunca fui grande fã de papas (reza a história que era uma verdadeira peste para as comer quando era pequenina), mas não consigo resistir às de Aveia. Perfeitas para um pequeno-almoço com tempo, como todos deviam ser, e super versáteis! Podemos experimentar tanto que é raro comer as mesmas papas repetidas. Com chocolate, fruta, frutos secos, mel, melaço, casca de limão e canela... As combinações são quase infinitas! E ando com umas debaixo de olho que me parecem divinais. Essas vão ter mesmo de passar por cá também!
O essencial é a proporção entre os flocos, a água e o leite, a partir daí é só deixarmos-nos ir ao sabor da imaginação. Estas Papas de Aveia com Melaço e Avelãs são bastante simples, mas nem por isso menos deliciosas. Acompanhei com as últimas Pêras do mercado mas já ando a sonhar com a fruta de Verão!
Ingredientes (por pessoa)
200g de Flocos de Aveia
100ml de Água
100ml de Leite (pode ser vegetal ou outro à vossa escolha)
Melaço a gosto
1 punhado de Avelãs picadas grosseiramente
Preparação
Colocar os flocos de aveia de molho na água cerca de 10 minutos (há quem deixe de um dia para o outro, mas para mim 10 minutos é suficiente).
Sem escoar a água, misturar com o leite numa panelinha.
Deixar cozinhar cerca de 10 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando.*
Colocar as papas numa taça e servir com um fio de melaço e as avelãs e acompanhadas de fruta fresca.
*Como disse estas papas são bastante simples, mas pode-se colocar uma casquinha de limão e um pau de canela na cozedura, ou quadrados de chocolate e passas... Experimentem!
Muitos parabéns pelo blog, para mim é novo (pois descobri-o hoje)e acho-o muitissimo bonito, as fotografias são de cortar a respiração, os temas e receitas também me interessam, pois quero comer cada vez menos carne:(( possível.
ResponderEliminarMuitas felicidades para o novo projeto.
Beijo
Sandra
Bem, este blog é uma pérola! Não sei como me passou despercebido! Parabéns pelo magnifico trabalho! Blogs vegetarianos em português, são deveras uma espécie rara! Já agora, convido-te a espreitar o meu também em tons verdes...
ResponderEliminarContinuação de muito sucesso!
Ai que maravilha começar o dia com mensagens tão deliciosas! Muito obrigada às duas! :) ...devo dizer que já fui dar uma voltinha aos vossos cantinhos e também gostei muito! É sempre bom encontrar pessoas com interesses comuns. Sandra, espero que as minhas aventuras a ajudem a inspirar-se para uma vida mais verdinha e Pammy Samiparece-me que o Menu Verde e o Passe Vite se vão tornar muito bons amigos! ;) Beijinhos às duas*
ResponderEliminarOlá LePasseVite!
ResponderEliminarFiquei com uma dúvida nesta receita: a água em que a aveia fica de molho é depois "cozinhada" com o leite, ou retira-se a aveia da água?
Obrigada!
Inês
Olá Inês! :) Sim, eu uso essa água. Não sei se é costumo retirar, mas sempre fiz assim e fica muito bom... Já vou pôr essa indicação na receita. Obrigada! *
Eliminar200g de flocos de aveia? é mesmo assim?
ResponderEliminarTambém me parece uma quantidade enorme...! Não haverá engano para uma única dose? Isso representa acima de 600 calorias! Eu, por exemplo, uso 45 gramas ao pequeno-almoço.
EliminarObrigada pelo esclarecimento.