junho 08, 2012

Creme de Espinafres com Coco Ralado



Apesar de ter sido uma menina de pernas de aranhiço, como o meu Avô tanto gostava de me chamar, sempre adorei comer. Mas o que eu gostava mesmo era das comidas dos grandes e contam-se histórias de verdadeira proezas em relação à quantidade que uma trinca-espinhas como eu conseguia comer! Agora com papas e sopas já a fama era outra. Pelos vistos transformava-me numa verdadeira pestinha e ninguém me conseguia convencer das virtudes de tais iguarias.  Então se fossem verdes... Aí, era escusado se quer tentarem! Até que a minha Avó se lembrou deste truque, não fossem as Avós conhecidas pelos seus truques. Uma camadinha de Coco ralado por cima da sopa, que para além de esconder o verde, lá me fazia ir comendo até se ver o fundo do prato. Truque que eu só percebi muitos anos depois, pois para mim, eu é que a estava a enganar! Matreira como era, pensava que sempre que rapava o Coco da sopa, como muito cuidado para não vir nada de verde na colher, e pedia mais à minha Avó ela não percebia que o que eu queria era empanturrar-me com Coco. Claro que não dava conta que assim a sopa ia desaparecendo e que estava a cair que nem uma patinha na minha própria armadilha. E lá continuávamos neste bailado, até não haver mais sopa no prato e eu ir brincar com aquela deliciosa sensação que tinha enganado um adulto!

Os tempos mudam e agora adoro sopas e quanto mais verdes melhor! Mas continuo a pôr o Coco ralado sempre que faço Creme de Espinafres. É um combinação espantosa entre o amargo quase ferroso dos Espinafres e o doce do Coco. Eu sei que parece estranho, mas confiem em mim, é delicioso e até o homem da casa se converteu a esta sopa com sabor a infância. Afinal as Avós sabem sempre o que fazem!

Ingredientes

250g de Espinafres lavados e arranjados
1 Courgette pequena
3 Dentes de Alho
1 Cebola
Azeite
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Água
Coco Ralado para servir


Preparação

Lavar a courgette e descascar a cebola e os alhos.
Cortar tudo em pedaços grandes e colocar numa panela grande.
Juntar água até cobrir os legumes e temperar com sal, pimenta e azeite.
Cozinhar em lume médio e os legumes começarem a ficar tenros.
Acrescentar os espinafres e deixar cozer até abaterem.
Passar a varinha mágica até se obter um puré cremoso e se necessário acrescentar mais água quente e rectificar os temperos.
Servir polvilhado com o coco ralado e umas fatias de pão torrado.



7 comentários:

  1. Eu sempre adorei sopa, de tudo e mais alguma coisa.
    Faço um creme de espinafres e nabo, chamo-lhe "espinados" que já estou a ver que vai ser a cobaia desta combinação que sugeres.
    Desde que me falaste dela que imagino ao que saberá!
    :)
    Quando experimentar, venho cá contar.
    Bj grande!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito desta sugestão! é que nunca me lembraria de colocar côco ralado na sopa. por isso é que as avós são tão especiais, fazem-nos refeições que nunca esquecemos :) gostei mesmo muito! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adorei a sugestão com um ingrediente que eu nunca imaginaria numa sopa! Fiquei tentada em provar.. Oh Sim as Avós são as maiores :) beijo

    ResponderEliminar
  4. Adorei e partilhei no meu blog http://lepassevite.blogspot.pt/ , quando as pessoas carregam na foto vao ter ao teu blog. Importaste?

    ResponderEliminar
  5. enganei me,,, partilhei no http://fit-and-nuts.tumblr.com/

    ResponderEliminar