outubro 18, 2012

Back to School!

© IMP

 Este fim de semana marcou o regresso da Miss Vite à escola! Foi o início do Curso de Culinária no Instituto Macrobiótico de Portugal. Quando me decidi inscrever, há alguns meses atrás, procurava apenas um curso de culinária que não envolvesse nem carne nem peixe mas depois destes dois primeiros dias de aulas percebi que vai ser muito mais do que isso. Encaixa direitinho no percurso que quero seguir com os meus tachos! E como já vão percebendo interesso-me cada vez mais pelo lado medicinal dos alimentos e o seu efeito em nós.

A primeira vez que se mencionou a palavra Macrobiótica foi na Grécia Antiga, nos escritos de Hippocrates, para descrever as pessoas saudáveis e com mais longevidade. Depois, em 1797, o médico alemão Christoph Wilhelm Hufeland escreveu "A Arte de Prolongar a Vida" onde associa pela primeira vez o termo à alimentação e saúde. Hufeland defende que há uma força vital e universal presente em todos os organismos vivos que pode ser fortalecida ou enfraquecida por factores externos e acreditava que a nossa saúde estava directamente ligada com o fluxo dessa força vital em nós. E é este o princípio fundamental da Macrobiótica!  Mas apesar destas antigas referências europeias o berço da Macrobiótica é o Japão onde ganhou força e fundamento.
 
Então, muito resumidamente, a Macrobiótica defende que os alimentos possuem uma carga energética que influencia o nosso bem estar físico, psiquico e emocional. Lembram-se da alimentação Stava? É engraçado ver como em culturas tão distantes os conceitos são bastantes semelhantes. Aliás, esta ideia de energia vital e universal está espalhada por todo o Mundo mas parece que aqui mais a Ocidente nos fomos esquecendo de a associar à forma como comemos...

Este primeiro fim de semana foi igual para todos os cursos do IMP: Macrobiótica, Culinária, Shiatsu e Feng-Shui e foi dedicado exclusiavamente ao entendimento dessa mesma energia, no Japão chamada de Ki, nas maneiras de a gerir e no seus diferentes tipos, o Yin e o Yang. E quem melhor que o Francisco Varatojo para nos introduzir nestes conceitos? Para quem não conhece, este senhor é o criador e director do Instituto Macrobiótico de Portugal. Estuda Macrobiótica desde 1977 e tem dedicado a sua vida a partilhar os seus infinitos conhecimentos.

Foi uma sensação indiscritível voltar às aulas, de caderno novinho em folha debaixo do braço e com direito a cartão de estudante e tudo! Conhecer uma imensidão de gente nova, voltar a ouvir o burburinho dos colegas e até aquele clássico arrastar das cadeiras no chão me soube bem... Agora espera-me um ano lectivo recheado de coisas boas e mal posso esperar!


Because we are what we eat, we can literally transform our bodies and minds by choosing an inspiring diet.
Mike Adams 

7 comentários:

  1. Fico muito contente com o teu sucesso! Tens tanta paixão pela culinária que transmites essa energia a quem vem ao teu blog :) Um dia destes faço-te uma encomenda, sim? Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! Que querida! Obrigada! ♥ Sabes que sempre vou para a frente com o Mulher +? Completamente reformulado daquilo que tinha da formação, claro! Tem sido um percurso incrível! :) E os teus cupcakes?

      Eliminar
  2. que bom que é aprender!
    estou ansiosa por ver por aqui novos pratos e novas experiências :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Ando mesmo a gostar destas coisas novas todas! São conceitos com os quais me identifico desde sempre, mas estou a adorar saber o que está por de trás deles! Vamos lá ver como se vai reflectir por aqui... Beijo*

      Eliminar
  3. Boa! Tem tudo a ver contigo e quando fazemos oq ue nos estimula e apaixona, só pode dar em coisa boa! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ah que fixe!! Isso são óptimas noticias! Nós por aqui ficamos à espera que partilhes esses novos conhecimentos :)
    Somos realmente aquilo que comemos!
    Boa sorte*

    ResponderEliminar
  5. O IMP muda a vida :)

    Bom percurso nestes estudos!

    Grata pelas partilhas,
    **rita

    ResponderEliminar