dezembro 13, 2012
Esparguete com Molho de Beterraba Assada
O meu caso de amor com a beterraba não é segredo para ninguém, mas só aqui entre nós, parece que a coisa é para durar! Ando completamente rendida ao seu sabor robusto e ao mesmo tempo doce e perco-me com os tons dignos de qualquer jóia preciosa. Uma paixão assolapada é o que é!
E também não é para menos. É que estas pequenas jóias comestíveis são verdadeiras bombas nutritivas. Estão carregadas de poderosos antioxidantes, entre os quais a betaína, o pigmento que as pinta de aquele fúscia intenso, que nos ajudam a prevenir acidentes cardiovasculares e o aparecimento de doenças como o cancro. É muito rica em nitratos que ajudam a baixar a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea e em fibras solúveis que combatem o mau colestrol. Tem altos níveis de ácido fólico, super importante para o crescimento normal dos tecidos e essencial para o bom desenvolvimento da espinha dorsal dos bebés enquanto estão na barriga da mãe, e de ferro, óptimo para prevenir anemias e combater a fadiga. Contém sílica mineral que ajuda o organismo a utilizar o cálcio que ingerimos, prevenindo a osteoporose, e muitos outros sais mineiras como o potássio e magnésio fazendo com que os nossos músculos trabalhem melhor. A beterraba é também conhecida pelas suas propriedades desentoxicantes que purificam o sangue e protegem o fígado, sendo muito utilizada em tratamentos oncológicos pois ajuda os pacientes a suportarem melhor os efeitos secundários. Enfim... uma super raiz!
Assim, seja crua, ralada, em sumos, nos bolos, assada ou cozida...
Just Beet It!!
Esta massinha já percorreu um longo percurso antes de chegar ao Passe Vite. Veio daqui, passou por aqui e aqui até que finalmente me resolvi a experimentá-la. E deixem-me que vos diga, tem sido um verdadeiro clássico! Super reconfortante e bem rápida depois de termos a beterraba assada... Será que se pode dizer fast-slow-food?
Ingredientes (2 pessoas)
200g de esparguete integral
200g de feijão branco cozido
5 nozes ligeiramente tostadas
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 beterraba grande
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de azeite
Sal marinho
Pimenta preta moída na hora
Tomilho fresco
Pimenta caiena (para servir)
Requeijão (opcional)
Preparação
Ligar o forno para ir aquecendo.
Descascar e cortar as beterrabas em pedaços mais ou menos iguais.
Colocar os pedaços de beterraba no centro de uma folha de papel vegetal, juntamente com os dentes de alho e o tomilho e temperar com o sal e pimenta.
Dobrar as pontas da folha de maneira a fazer um embrulho e antes de fechar regar com o azeite e o vinagre balsâmico.
Levar ao forno cerca de 30 minutos.
Entretanto encher um tacho fundo com água temperada com sal e um fio de azeite e deixar levantar fervura para colocar o esparguete a cozer.
Colocar a beterraba assada, juntamente com os alhos e o molho do assado num processador de comida.
Acrescentar o feijão branco, as nozes, um fio de azeite e o sumo de limão e misturar até se obter um puré macio.
Verificar a cozedura do esparguete, e se estiver no ponto escorrer a água reservando um pouco.
Voltar a colocar o esparguete no tacho, juntar o puré de beterraba e envolver.
Juntar um pouco de água da cozedura se necessário e verificar os temperos.
Servir com uma colherada de requeijão (no caso de usarem) salpicado com algumas nozes tostadas e grosseiramente picadas, umas folhinhas de tomilho e uma pitada de pimenta caiena.
Fontes daqui e daqui
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Adorei! Super Invernal :) Parabéns pelo blog!
ResponderEliminarObrigada! :) *
EliminarNham!!! Tem muito bom aspecto! Também adoro beterraba, de todas as maneiras! Vou experimentar!
ResponderEliminarUma delícia! Uma versão um pouqinho mais saudável do risoto! http://lepassevite.blogspot.pt/2012/06/risoto-de-beterraba-assada-com-funcho-e.html ;)
Eliminarbom demais :)
ResponderEliminarparabéns pelas fotografias!
Obrigada! :) *
EliminarA beterraba custou a cair-me no goto...mas agora também não quero outra coisa! :)
ResponderEliminarprimeiro estranha-se e depois... ;)
EliminarConfesso que inicialmente pensei que era mesmo massa de beterraba :) Seja como for ficou linda e certamente divinal.
ResponderEliminarAqui deixo uma sugestão de uns raviolis rosa :)
http://suvellecouisine.blogspot.pt/2012/01/raviolis-integrais-rosa-ao-molho-de.html
UAU! Lindos de morrer os teus raviolis! :) *
EliminarTambém sou apaixonada por beterraba, vou ter de experimentar esta receita:))
ResponderEliminarVais gostar de certeza! ;)
Eliminaradoro a cor da beterraba:) fica tudo tão bonito. mas confesso que não morro de amores :( ando aos poucos a tentar novas formas de a cozinhar, para ver se de alguma forma gosto um bocadinho mais. vamos ver se é desta :) beijinhos
ResponderEliminarpois... não é fácil, bem sei! mas agora adoro aquele sabor a terra dela. é incrível como mudamos os nossos gostos! um dia destes, vais ver, também andas a fazer declarações de amor! ;)
EliminarEu espero conseguir ser dessas pessoas. Provei beterraba hoje, com esta receita, e não consegui comer mais do que duas garfadas. Sem ofensa ao blogue, é espectacular mas vou demorar a habituar-me. De qualquer forma, daqui a uns meses tento outra vez!
EliminarQue cor fantástica!!
ResponderEliminarÉ mesmo... Por mais que faça este esparguete nunca deixo de ficar maravilhada!
EliminarA beterraba é um caso estranho de amor, primeiro estranhei, e depois entranhou-se :) Gosto do seu sabor tão particular e forte, sendo delicado ao mesmo tempo. E a cor, bem, derreto-me pela cor!
ResponderEliminarFicou fabuloso este esparguete, mais um para a lista do "to do and eat".
Um beijinho.
Sou fa de beterraba e tento faze-la de diferentes maneira, por acaso com massa ainda nao me tinha lembrado disso. Mas adorei esta tua receita e o aspecto final e tao bonito que e impossivel resistir a tal cor. E para mim a beterraba casa sempre bem com queijo fresco de cabra. Enfim...manias.
ResponderEliminarBeijinhos e bom fds
Também adoro beterraba, e massa! vou tentar!
ResponderEliminarhttp://amarmitalisboeta.blogspot.pt
Adoro beterraba, tenho de experimentar fazer cá em casa sem duvida :)
ResponderEliminarBeijos
Tão criativo este prato :) Feijão branco como base para o molho? Ideia de génio! Vou experimentar, adoro beterraba!
ResponderEliminarBeijinho
Que aspecto fantástico, que core vibrante adorei tal como adoro a cor da beterraba! Muito girly :) beijo
ResponderEliminarSuper girly! ;) *
EliminarJá experimentei! Juntei mais algumas ervas aromáticas, mas segui rigorosamente a receita e achei que estava muito bom! Achei especialmente curiosa a cor do prato, e adorei o sabor doce da beterraba com o amargo do limão e das nozes!
ResponderEliminarÉ delicioso, não é? E o feijão branco dá-lhe mais robustez! A receita original não tinha, mas lembrei-me do meu Baba Gaboush e resolvi experimentar! Acho que fica perfeito! ;)
EliminarSim, adoro a consistência que o feijão dá! :)
EliminarAinda não vi o teu Baba Ganoush, vou procurar!
Adoro sempre vir ao teu blog :)
ResponderEliminarTenho uma anemia que teima em não fugir e uma das minhas aliadas para a combater é a beterraba!! Nunca tinha visto nada deste género, assim que tiver um tempinho vou experimentar esta receita!
Um grande beijinho, desejo-te todo o sucesso do mundo!
Obrigada querida! ♥ ...e para a tua anemia não te esqueças também das leguminosas e muitas hortaliças verde escuras! A ver se ela se espanta rapidinho! ;) Beijinhos*
EliminarPois, também como muito espinafre :) fiz hoje esta receita, acabei por postar o resultado no meu blog, com todos os créditos à autora, claro! Se quiseres dá uma espreitadela!
Eliminarhttp://designavulso.blogspot.pt/2012/12/esparguete-com-molho-de-beterraba-assada.html
Beijinho*
Muitos parabéns por este fantástico blog.
ResponderEliminarInspira-me diariamente!!!
Feliz ano novo e felicidades
http://joanamachado1.blogspot.pt/
Que delícia acabar o ano com mensagens assim! Obrigada! Um bom ano novo repleto de alegrias! :) *
EliminarQue delicia!
ResponderEliminarDepois de ver a receita aqui no teu blog, não resisti em fazê-la em casa. Uma verdadeira delícia, e aquela cor espectacular...A-DO-REI :)
ResponderEliminarQue bom! Obrigada! :) *
EliminarTens um caso de amor com a beterraba, eu tenho com a massa! Paixão mesmo! Vou experimentar hoje a tua receita... aprendemos sempre. =) Gostei imenso do teu blog e as fotografias são lindas. Parabéns. =)
ResponderEliminarBeijinho
Merzinha
Obrigada Merzinha! :) Sempre fizeste esta massinha? Como ficou? Beijinhos*
EliminarAdorei as massa com beterraba, Joaninha !
ResponderEliminarDelicioso.
beijinhos
Obrigada Michele! :) Fui espreitar o Batik e petiscos! Gostei muito! E aquelas aboborinhas estão com um aspecto... ;) Beijinhos*
EliminarÉ, a beterraba é assim! É díficl de nos dar a volta, mas depois quase sem darmos por ela, já não queremos outra coisa! ;)
ResponderEliminarvou experimentar!!! se ficar tão bom como o risotto de beterraba, vai certamente passar a fazer parte do menu slow-fast food!!!! Grata Joana!!! :)
ResponderEliminarfica, fica! nem consigo dizer qual gosto mais, se bem que esta massinha anda a ser bem recorrente cá em casa! ;)
EliminarExcelente! Obrigada.
ResponderEliminarQue bom aspecto! :)
ResponderEliminarTenho lá umas beterrabas já cozidas em vácuo. Vou experimentar com essas. Espero que resulte! :)
Olá Joana! :) Deve ficar bom, mas aconselho mesmo a experimentar também assar as beterrabas! Ficam incrivelmente ricas e com um sabor irresistível!! ;)
Eliminar