abril 15, 2020

Creme de Ervilhas e Hortelã





Uma das minhas sopas favoritas do meu segundo livro e que adoro fazer na Primavera! É muito levezinha mas cheia de sabor, tem pouquíssimos ingredientes e é super rápida de preparar! o segredo é não deixar cozinhar demasiado as ervilhas e acrescentar a hortelã mesmo no fim para deixar esta combinação de sabores bem vibrante e fresca.

Passem pelo meu instagram, coloquei um destaque nas stories onde podem ver todo o passo a passo e algumas dicas para decorarem as vossas sopas!


Creme de Ervilhas e Hortelã
V/SG/P
4 a 6 pessoas

Ingrediente
2 courgettes
2 cebolas médias
3 dentes de alho
600 ml de água
Sal marinho
Pimenta preta, moída no momento
450 g de ervilhas, frescas ou congeladas
1 mão-cheia de hortelã, só as folhas
Raspa de 1/2 limão
1 colher de sopa de azeite virgem extra
Sementes de sésamo preto, opcional para servir

Preparação
Lavar as courgettes, e descascar a cebola e os dentes de alho.
Cortar tudo em pedaços grandes e colocar numa panela grande.
Deitar a água só até cobrir os legumes, e temperar com sal e pimenta.
Levar ao lume a levantar fervura, baixar o lume e deixar cozinhar em lume médio, durante 15 minutos, até aos legumes começarem a ficar tenros.
Adicionar as ervilhas e deixar cozer durante mais 2 a 5 minutos. Desligar o lume, acrescentar as folhas de hortelã, a raspa de limão e o azeite.
Triturar com uma varinha mágica até se obter um puré leve e cremoso. Se necessário, acrescentar mais água bem quente, e retificar o tempero.
Servir o creme, quente ou frio, salpicado com sementes de sésamo preto, folhas de hortelã grosseiramente picadas, algumas ervilhas, raspa de limão e um fio de azeite.

1 comentário: