setembro 22, 2011

Molho de Tomate Caseiro - Basics #1


Cru, cozinhado e até mesmo de lata. O tomate nunca falta cá em casa. Uso tanto que ás vezes parece mesmo que todas as minhas comidas têm tomate! O que não é de todo mau, porque o tomate até nos faz muito bem. É quase um super alimento (sim, porque os super alimentos não precisam de ser sempre coisas exóticas),  é muito rico em vitamina c, fibras, minerais e num tal de licopeno que é um poderoso anti-oxidante. Mas wikipédias à parte, passemos ao que interessa!  Uma das coisas que gosto muito de fazer é este Molho de Tomate. Aproveito alguma receita (lembram-se do Assado de Requeijão e Frutos Secos?) que tenha molho de tomate e faço logo em quantidades industriais para depois congelar. Fica pronto a usar em variadíssimas coisas: pizzas, massas, guisados... Prático e saboroso!


Ingredientes

1 quilo de Tomate (bem maduros e se possível biológicos)
2 Cebolas grandes
4 Dentes de Alho
1 colher de sopa de Azeite
Sal
Pimenta Preta


Preparação

Descascar e cortar em pedaços grandes a cebola e o alho. Cortar também o tomate (há quem goste de o escaldar para tirar a pele, mas eu uso tudo). Juntar tudo numa panela grande, acrescentar o azeite e temperar com sal e pimenta. Ligar o lume e deixar cozinhar em lume médio por 30 minutos até o tomate estar meio desfeito. Passar para um copo misturador e passar a varinha mágica até se obter um puré grosso. Voltar a colocar na panela e deixar apurar durante 20 minutos. Guardar em frasquinhos esterilzados e congelar.


Eu gosto de manter o molho bastante simples em termos de tempero, fica mais versátil. Assim quando o uso posso colocar o que me estiver a apetecer na altura. Mas se quiserem, pode-se fazer logo de raiz com umas folhinhas de manjericão (que é aquela combinação imbatível!), ou oregãos, ou coentros...

3 comentários:

  1. Que quantidade de molho de tomate (em ml) se consegue, aproximadamente, com esta receita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge! Não sei muito bem porque nunca medi... Mas como reduz bastante penso que deve andar à volta dos 500ml. Normalmente encho entre 2 a 3 frascos de compota.

      Eliminar