outubro 27, 2011

Muffins de Abóbora e Especiarias com Cobertura de Coco, Baunilha e Avelãs Torradas




E se vos dissesse que estes meninos não têm nem manteiga, nem ovos, nem natas, nem qualquer outro produto animal? É verdade... afinal também se pode comer coisas com este aspecto delicioso, sem usar os nossos amigos animais e sem culpa daquela que se diverte a fazer covinhas nas nossas belas perninhas! E quando encontro uma receita assimneste blogue maravilhoso, que sabe a pecado mas que nos faz tão bem, imagino logo um balão gigante a formar-se por cima da minha cabeça: We've got a winner!

Mas, admito, este bolo ainda me parece areia a mais para a minha camioneta Passe Vite (bolos em camadas assustam-me um bocadinho, mas um dia lá me hei-de aventurar). Então, porque não transforma-lo nuns inofensivos muffins? Nada mais fácil do que pôr a massa no tabuleiro e depois cobri-los como se fossem cupcakes... E é assim que, senhoras e senhores, tenho o prazer de vos apresentar, estes deliciosos Muffins de Abóbora e Especiarias com Cobertura de Coco, Baunilha e Avelãs Torradas! Sim, o nome é quase tão grande como a receita, mas prometo que quando se estiverem a deliciarem com estas maravilhas, vai valer cada bocadinho!


Ingredientes (12 Muffins)

Secos
150gr de Farinha de Espelta Integral*
100gr de Maisena
180gr de Açúcar Amarelo
2 colheres de chá de Canela em Pó
1 colher de chá de Noz Moscada ralada na hora
1 colher de chá de Cravinho em pó
2 colheres de chá de Bicarbonato de Sódio
2 colheres de chá de Sementes de Chia

Húmidos
300grde puré de Abóbora Assada (mais ou menos 2 Abóboras Hokkaido)
1 pedaço de Raiz de Gengibre (tamanho do polegar, como de costume) ralado na hora
6 colheres de sopa de Azeite
1 Banana grande e madura
1 colher de sopa de Vinagre de Cidra

Cobertura
2 latas de Creme de Coco
1 vagem de Baunilha
4 colheres de sopa de Geleia de Arroz**
100gr de Avelãs


Preparação

Assar as abóboras no forno bem quente entre 30 a 60 minutos, dependendo do tamanho. Enquanto isso forrar um tabuleiro de queques (ou daquelas forminhas de queques individuais), com papel vegetal ou com as tradicionais formas de papel frisado (eu gosto de usar papel vegetal, acho que ficam mais bonitos e toscos e desta vez até aproveitei as folhas de papel que separavam a massa da lasanha. É, no poupar é que está o ganho!). Quando as abóboras estiverem prontas, tirar do forno e deixar arrefecer. Retirar o miolo com a ajuda de uma colher (preparem-se para sujar as mãos!) para um copo misturador e passar a varinha mágica até obter um puré cremoso e retirar a medida necessária (300ml, se sobrar podem sempre guardar para a sopa). Numa taça grande misturar o açúcar com a banana previamente esmagada com um garfo. Acrescentar o puré de abóbora, o azeite e o gengibre e envolver bem. Num outro recipiente misturar as farinhas com as especiarias, bicarbonato de sódio e as sementes. Ir acrescentando esta mistura ao creme de abóbora mexendo sempre. Acrescentar o vinagre de cidra e bater a massa rapidamente para incorporar. Distribuir pelo tabuleiro e levar ao forno por 30 minutos e deixar arrefecer nas formas.

Cobertura
Colocar o creme de coco num taça e misturar com a geleia de arroz. Abrir a vagem de baunilha no sentido longitudinal e raspar as sementes. Envolve-las com o creme de coco. Colocar no frigorífico. Picar grosseiramente as avelãs tostadas (eu tostei-as no forno durante 10 minutos enquanto as abóboras estavam a assar).

Quando os Muffins estiverem completamente frios, retirar das formas, cobrir com o creme de coco e salpicar com as avelãs tostadas. Estão prontos a ser devorados. Sim, eu sei, o paraíso existe!


Adaptado daqui.

*Podem substituir por farinha de trigo integral normal. Mas aconselho a experimentar! Encontra-se facilmente em qualquer loja de produtos naturais, e tem um sabor mais intenso que enriquece bastante qualquer bolo.

**Também se encontra em lojas de produtos naturais. Pode-se substituir por mel, apesar de aí a receita deixar de ser vegana.

Sem comentários:

Enviar um comentário