outubro 13, 2011

Lasanha de Espinafres, Requeijão e Nozes



Confesso que nunca fui muito de fazer lasanhas... Pensava que era uma trabalheira tal que perdia logo a coragem antes de me lançar à aventura. Mais uma vez estava enganada! Com a ajuda do homem lá de casa, companheiro destas e outras aventuras,  fez-se num istantinho e como usei massa fresca não foi preciso andar a escaldar as folhas... Maravilha!


Ingredientes (4 pessoas)
250g de Requeijão
500g de Espinafres Frescos já arranjados
50g de Cogumelos Frescos
6 Azeitonas
1 punhado de Nozes
1 embalagem de Massa Fresca para Lasanha
250dl de Molho de Tomate*
1 Cebola 
4 dentes de Alho
1/2 Malagueta Vermelha
3 folhas de Manjericão
1 folha de Louro
1 colher de sopa de Vinho Branco
Azeite
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Para o Molho Béchamel 
2 copos de Leite
1 colher de sopa de Manteiga
1 colher de sopa de Amido de Milho
Sal Marinho
Noz-Moscada ralada na hora


Preparação

Ligar o forno para ir aquecendo. Picar a cebola, os alhos e a malagueta. Juntar tudo numa frigideira grande e deixar refogar, com a folha de louro, até a cebola ficar transparente. Juntar os cogumelos laminados, as azeitonas descaroçadas e picadas e as nozes também picadas. Acrescentar o vinho branco e as folhas de manjericão e deixar cozinhar por 5 minutos. Juntar o requeijão, esmigalhá-lo e deixar cozinhar em lume brando por 5 a 7 minutos. Desligar o lume e juntar os espinafres bem picadinhos, envolvendo-os na mistura de requeijão.

Molho Béchamel
Derreter a maragarina e aos pouco ir juntando alternadamente a maisena e o leite mexendo sempre. Temperar com o sal e a noz moscada a gosto.

Montagem da Lasanha
Cobrir a forma que vamos usar com uma camada de molho de tomate. Colocar 2 folhas de lasanha e cobrir com o creme de espinafres e requeijão. Repetir este processo até acabar o creme tendo em conta que a última camada deve ser de massa de lasanha. Cobrir esta última folha de lasanha com molho de tomate. Juntar depois o molho béchamel (vai se misturar um pouco com o de tomate) e salpicar com a mozzarela. Levar ao forno entre 20 a 30 minutos, até a lasanha ficar gratinada.


*Se não tiverem molho de tomate caseirinho, podem usar do em lata. Neste caso, e para dar outro gosto à coisa, podem refogar em azeite um dente de alho picado, juntar o tomate enlatado e umas folhinhas de manjericão, ou óregãos secos (o que tiverem em casa), temperar com sal e pimenta preta e deixar cozinhar uns 10 minutos!

Sem comentários:

Enviar um comentário