outubro 04, 2011

Tiramisu




O meu primeiro Tiramisu. Como o Cheesecake sempre pensei que fosse uma daquelas sobremesas impossíveis! E mais uma vez estava enganada! Fiz para um jantar de amigos lá em casa e tenho de confessar que ia um bocadinho nervosa quando o estava a levar para a mesa... Mas logo à primeira colherada foi declarado o rei da noite!! Estava delicioso!


Ingredientes (4 a 6 pessoas, dependendo da gulodice)

500g de Queijo Mascarpone
4 Ovos
50g Açúcar Amarelo
75dl de Café Forte
50ml de Amaretto (ou Brandy, ou Conhaque)
300g de Palitos la Reine
1 colher de chá de Essência de Baunilha
Chocolate de cozinha


Preparação

Numa tigela grande, mexer as gemas juntamente com o açúcar e a baunilha. Juntar o mascarpone e bater até fazer um creme bem macio. À parte bater as claras em castelo. Envolvê-las a pouco e pouco no creme de mascarpone, com cuidado para não as quebrar. Distribuir metade deste creme pelas taças onde se vai servir (usei uns copos de pé alto, como são transparentes ficou mesmo muito bem!). Misturar o café e o amaretto (juntei também com uma colher de sopa de açúcar amarelo para adoçar um pouco o café) numa travessa. Mergulhar os palitos La Reine no café e esmigalhá-los para os copos de servir (vai dar mais ou menos 6 palitos por copo). Cobrir com o restante creme de mascarpone e levar ao frigorífico pelo menos 2 horas. Na hora de servir ralar o chocolate de cozinha e espalhar por cima de cada copo.


Sabiam que Tiramisu quer dizer qualquer coisa como "Puxa-me para cima"? E é mesmo verdade, é impossível ficarmos em baixo com uma sobremesa deliciosa destas! Os italianos sabem o que fazem... Curiosidades de conversas de jantar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário